quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Crónica motociclista XII

Já não me lembro (e não me apetece ir confirmar) se vos disse que adoro a sensação de uma moto acabada de vir da revisão. Com mais 152000km, acreditem que já foram bastantes as que a minha menina (moto) maior já teve de fazer. Foi esta semana a última, até agora, por isso me lembro de vos falar nisso. Não sei explicar mas é uma sensação de conforto saber que alguém verificou e “está tudo em ordem”. Como penso já ter afirmado por estas crónicas, ter duas motos é bom. Fazer o que faço, que é andar na mais pequena uma vez por semana (hoje foi dia disso), é também uma boa medida pois permite-me manter a consciência de que é necessário: planear ultrapassagens, estar atento ao que está a atrás de mim, etc…
Recordo um comentário que me fizeram um dia e que ainda hoje me trás um sorriso aos lábios: “tu tens um ar muito limpinho para quem anda de moto!”. Por várias vezes já afirmei que ando de moto porque gosto (e porque posso). É um prazer diário do qual só abdicarei quando me for mesmo impossível andar, por alguma razão, seja ela qual for. Até lá continuarei andando em duas rodas…



FATifer

18 comentários:

  1. Agora, depois de te ler, pus-me aqui a pensar... Será que as meninas motas, de tão adoradas que são, não são a causa de outros amores andarem... de carro, que é como quem diz, noutra faixa? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. noname,

      :) … se queres que responda a essa pergunta, a resposta é: não. As minhas meninas não são “adoradas”, não vivo para elas, apenas gosto de andar nelas. Também te digo que não sou um “motard” como o estereótipo (daí a frase que citei, que diga-se é de uma amiga). Não pertenço a nenhum grupo nem nunca fui a nenhuma concentração. Sou motociclista porque gosto de andar de moto. Não acho que isso tenha grande peso na explicação do facto de não ter grande sorte “noutros amores”, como referes…

      Beijinho,
      FATifer

      Eliminar
    2. Épá!!! não precisas ficar abespinhado, eu só tentai brincar com o post, nada mais
      Não te classifiquei, nem como motociclista, motoqueiro ou motard, isso a mim não me diz nadinha de nada.

      Boa noite, e amanhã aconselho-te não jantares lagosta, parece que te torna a digestão dificil... :-))

      Eliminar
    3. Motoqueiro não obrigado.

      Percebi que estavas a brincar mas resolvi responder-te a sério… só porque sim.

      É muito raro ter uma digestão difícil mas também há muitos anos que não como lagosta! :p

      Beijinho,
      FATifer

      Eliminar
    4. … tás-te a rir-te? ;)

      Beijinhos,
      FATifer

      Eliminar
  2. Sabes que eu tirei carta de moto e a primeira vez que saí numa (que não era minha) após a "carta", ia eu numa rua do Porto com bastante inclinação, atrás de uma carro eléctrico bastante devagar . Entretanto o eléctrico parou e eu preparava-me para seguir, ultrapassando-o, mas a roda da frente resvalou no trilho , desequilibrei-me e entrei por baixo da trazeira do carro eléctrico ! :))
    A partir daí nunca mais conduzi moto ! :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui,

      Lamento a experiência traumática. A cena que relatas será o pior cenário que se pode ter, principalmente para quem não tem experiência. Esses trilhos são autênticas armadilhas principalmente em dias de chuva. Já caí nessas condições mas felizmente não fiquei debaixo do eléctrico, porque apenas estava a chover e não passava nenhum na altura.
      Agora também te digo que se desististe só por isso talvez não tivesses grande “paixão” por andar de moto…

      Digo-te que eu é carro que praticamente não conduzi nenhum desde que tirei a carta.

      Abraço,
      FATifer

      Eliminar
    2. Já agora conto o resto. Estava de facto chuva de morrinha e nessa altura eu era militar no CICA 1 (Centro de Instrução de Condução Auto, no Porto) .
      Aí tirei as cartas todas : carro, camioneta, e moto ! ... Não era de facto um amor, antes um "aproveitamento" !

      Abraço

      Eliminar
    3. Pois, alguém que gosta de andar de moto não desiste à primeira queda. Falando de “aproveitamento”, assisto, com alguma tristeza, ao facto de as 125 poderem ser conduzidas por quem apenas ter carta de carro, ter levado a que andem de veículos de duas rodas pessoas que claramente não têm o espírito.

      Abraço,
      FATifer

      Eliminar
  3. Afinal havia outra(s...Paixões!! :-))
    Compreendo esse teu prazer de andar de moto, FATifer!

    Eu já andei e adorei a sensação de liberdade e de nunca se ficar presa no trânsito em hora de ponta.
    É muito bom ter um meio de transporte que seja muito mais do que isso. É como tu dizes: As tuas "meninas"....Provavelmente, as meninas dos teus olhos!! :)

    Eu também gosto muito do meu 'menino' ...Um Citroën C2... Não o trocava pelo melhor Mercedes topo de gama, e olha que falo sério!
    Também o mandei pintar ( tinha umas 'amolgadelas' ) e está um brinquinho!

    Quando vieres - se vieres - ao Porto, para o nosso Mega Encontro, aconselho-te a vires no Alfa Pendular. É o que eu costumo fazer quando vou a Lisboa.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita,

      As minhas motos não serão “as meninas dos meus olhos” (na medida em que, como disse à noname, não vivo para elas). Embora confesse que goste de ambas ao ponto de não considerar vender nenhuma das duas.

      Como disse, eu gosto de andar de moto, o facto de não ficar no trânsito é um bónus (que no caso do meu percurso diário – faço cerca de 60km por dia – não deixa de ser relevante!).

      Mais perto da data da ida ao Porto e conforme local de repasto e afins, decidirei, se aceito o teu conselho ou vou numa das minhas meninas - sim que ambas já foram ao Porto! ;)

      Beijinho,
      FATifer

      Eliminar
  4. A tua moto já tem 152.000 km?
    É muito km para passar montado apenas em duas rodas.

    Beijinhos meu lindo, fica bem
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara deusa,

      A mais maior grande tem 152569km para ser mais preciso mas a mais piquena já tem 48008km. Assim entre as duas já fiz mais de 200000km em duas rodas motorizadas ;)

      Beijinhos e bom fim de semana, oh deusa!
      FATifer

      Eliminar
  5. Bem, como já te disse, consideroas motas (ou parte delas, pelo menos) maquinas lindas...
    ...mas...
    ...não é mesmo para mim!

    Duas rodas a menos, páh!

    LOL

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo,

      Sim, entendo-te. Como já te disse, devolvo-te a tua ideia dizendo que existem automóveis que são máquinas lindas e talvez esses sejam os únicos que não considero que tenham duas rodas a mais! ;)

      Grande abraço,
      FATifer

      Eliminar
  6. Por acaso, estava a ler o início do post e a pensar: "aquilo que já conheço do FAT, não combina nada com o seu gosto por motos". Acabei de ler o post e percebi duas coisas.
    1º - não sou a única a pensar assim,
    2º - se até uma pessoa que te conhece bem, visto ser uma amiga, pensa como eu, isso quer dizer que já te vou conhecendo um tico.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mam’Zelle,

      Sim já me vais conhecendo um tico ;)
      Acrescente-se que a amiga em questão também chegou a ter uma moto, maior que qualquer das minhas, e conhecia muito melhor o “meio” que eu. Daí a frase, que foi um elogio que me fez. :)

      beijinho Grande,
      FATifer

      Eliminar

É favor comentar se acha que tem algo a acrescentar…
Aviso apenas que me reservo o direito de eliminar qualquer comentário que entenda, porque sim!