sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dúvidas pertinentes XII

Porque é que temos de acreditar que há algo mais? Alguém que manda nisto tudo? Algum lugar para onde vamos depois do fim? Será assim tão assustador que a resposta seja “não”?

Por hoje é só.


FATifer

6 comentários:

  1. 1º - porque assim o escolhemos baseados em observação ou na simples fé. Não tens de acreditar, mas podes fazê-lo se achares que há algo mais. Se não achares, porque raio havias de ter de acreditar? só porque sim?

    2º - Se por "isto tudo" te referes ao Universo, não sei se há alguém a mandar! Mas alguma coisa pôs a bola a rodar, fosse lá o que fosse. E, claro, a nossa inabilidade da sair do universo jamais nos permitira saber se o big bang foi provocado por causas mais ou menos naturais, mas o que é certo é que o equilíbrio das 4 forças fundamentais é tão ténue que qualquer pequeno desvio poderia provocar o colapso! É este pormenor que faz muitos cientistas verem um design inteligente no universo...

    3 - Não sei. Mas viver em função disso é contraproducente.
    Acho que o melhor mesmo é viver, tentarmos ser o melhor e dar o melhor de nós, e depois, quando chegar a altura logo se vê!
    Aliás, o que terá mais valor? darmos o melhor de nós a nós próprios e aos outros por mera convicção, ou fazê-lo ainda que não nos apeteça, por medo de represálias?

    4 - Se observares o ponto 3, a resposta a esta torna-se irrelevante. Acho que só será assustador para quem tem medo da morte e para quem tem medo da vida!

    Posto isto, aconselho-te vivamente um livro: O Avatar, de Paul Anderson. Não vais descobrir lá as respostas, mas via dar-te que pensar... Food for thoughts :D


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Começando pelo fim, como te disse, já tinha tomado nota dessa tua sugestão e da outra que falaste hoje e vou ler!

      Quanto aos teus pontos acho a tua tentativa de resposta muito bem conseguida (ao ponto de não achar que pudesse fazer melhor). Claro que as perguntas nascem de um momento de fraqueza de espírito em que coloquei em causa aquilo que afirmas e com o qual concordo:
      “Acho que o melhor mesmo é viver, tentarmos ser o melhor e dar o melhor de nós”

      Não considero que tenha medo da vida nem da morte, por inerência mas por vezes cometo o erro de avaliar a minha pelos padrões dos outros (leia-se “sociedade”) e, por instantes, desiludo-me…

      Obrigado por te dares ao trabalho de me comentares, sendo que como já afirmei, por vezes o teu comentário é mais interessante que o próprio texto!

      Um grande abraço,
      FATifer

      Eliminar
  2. Bom dia FATifer,
    Duvidas bem pertinentes para começar o dia :)

    Eu, acredito que haja algo mais sim!

    A vida não teria qualquer sentido, se assim não o fosse!

    Qual seria o sentido da vida, nascermos, passarmos por tudo aquilo que passamos, e chega um dia, acaba-se tudo, assim sem mais nem menos?!

    Não haveria qualquer razão logica para a nossa existência!
    Para mim seria assustador esse “não, tanto que, se tivesse a certeza do mesmo, seria eu própria a por o “ponto final” na minha existência já que não haveria essa “razão logica” de existir!

    Se há alguém que manda nisto tudo? Sim. As leis do universo! Não tenho qualquer dúvida disso. Já quem as criou… talvez só o saberemos quando terminarmos esta nossa viagem para a qual nos foi dado um bilhete de ida e volta, ainda que não saibamos o prazo de validade do mesmo!
    Olha, e enquanto esse prazo de validade não chega, aproveitemos o melhor desta viagem, para que ela tenha de facto valido a pena!

    Beijinho e um bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Beijo Molhado,

      Sugerido que leias primeiro a minha resposta ao C. N. Gil (já está?), permite-me que faça de “advogado do diabo” e te pergunte: porque raio tem de haver lógica na nossa existência? Porque é que a nossa vida tem de ter um sentido? Poderia continuar e perguntar-te se achas mesmo que te cabe a ti determinar esse “sentido” ou encontrares essa ”lógica”?
      Talvez não tenha o direito de pôr em causa o que acreditas (embora seja minha convicção que as nossas crenças se tornam mais fortes se forem testadas).
      Gosto da tua maneira de ver as coisas… mas como já afirmei, por vezes penso que existo apenas por teimosia.

      Beijinho grande e bom fim de semana para ti também,
      FATifer

      Eliminar
    2. FATifer,
      segui a sugestão :)

      e não tendo eu a mesma capacidade para escrever e expor como o C.N.Gil (alias um dom que ele tem que eu admiro bastante) ainda assim deixa-me expor-te o meu ponto vista:
      as minhas crenças não são religiosas e andam cada vez mais, muito longe disso! Mas sendo religiosas ou não, tal como tu, acho que devem ser testadas.
      E continuo a afirmar, tem de haver, mesmo, uma razão lógica e um sentido para a vida!
      Repara bem! Achas mesmo que surgiste assim do nada? Achas mesmo que terá sido por teimosia, quando tu, ou eu, eramos uns simples espermatozoides, que passamos à frente de todos os outros que nos acompanhavam?!
      Não, não acredito nessa teimosia! Assim como não me cabe a mim determinar o sentido da minha existência. Quem me dera ser detentora desse poder!
      Por vezes dou por mim a pensar que sou (somos) resultado de experiências elaboradas algures, lá pelo o universo, e somos aqui depositados neste pontinho azul, para que dessas experiencias resultem o “tal sentido”. Quem as faz e porque as faz, nem eu nem ninguém deste “pontinho azul” o saberá dizer!
      Quando falo do bilhete de ida e volta, acredito, também, que o mesmo nos é dado várias vezes…a prova disso, são aquelas sensações do “déja vu” seja de uma pessoa de um lugar etc! Comigo acontecem inúmeras vezes, algumas delas em lugares em que eu nunca tinha estado e em alturas que ainda não havia internet para nos levar aos 4 cantos do mundo, ou pessoas que nunca tinha visto e com essas elas terem também essa sensação! Por isso não eram imagens captadas pelo meu cérebro nesta minha actual existência! Aqueles, que nunca passaram por isto, acredito que estejam por cá nesta “experiencia” pela primeira vez e se calhar por isso se questionam sobre se “há algo mais”. E a minha convicção é – se houve antes também haverá depois!
      Mas o que é de facto verdade, é, que a maioria senão todos, não “cumprimos” aquilo que viemos cá fazer (e talvez por isso “o bilhete” nos é dado várias vezes) que é “darmos o melhor de nós a nós próprios” sem estarmos ligados às convenções que as sociedades nos foram impondo ao longo da história da humanidade!

      E como já me alonguei muito no comentário desejo-te uma vez mais um excelente fim- de- semana a dares o melhor de ti a ti próprio :)
      Beijo

      Eliminar
    3. Beijo Molhado,

      Deixa-me começar por reafirmar que gosto da tua maneira de ver as coisas e a forma como explicaste/clarificaste o teu ponto de vista é que me leva a reafirma-lo. No entanto, devo dizer-te que eu acho que, ao ter o “poder“ de escolher no que acredito ou não, tenho o “poder” de dar (ou não) “sentido” e “lógica” à minha existência. E repara que as nossas visões não são incompatíveis. Se escolher não acreditar em nada apenas estou a desperdiçar um “bilhete de ida e volta”, como lhe chamas. Quando esta manhã coloquei as perguntas não pensei ir tão longe mas fico com essa ideia que me deixas de “dar o melhor de mim a mim próprio”… terei de me esforçar para atingi essa sensação mas é um bom objectivo!

      Obrigado por te dares ao trabalho de te alongares e, mais uma vez tem o bom fim-de-semana.

      Beijinho,
      FATifer

      Eliminar

É favor comentar se acha que tem algo a acrescentar…
Aviso apenas que me reservo o direito de eliminar qualquer comentário que entenda, porque sim!